Venda de acessórios para cultivo, dicas de cultivo, informações sobre plantas e exposições locais e regionais
Associações Orquidófilas
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
Encyclea vespa
Nome(s) Popular(es): Orquídea
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Espécie: Encyclia vespa (Vell.) Dressler
Sinonímos: Epidendrum vespa Vell. 1827
Prosthechea vespa subsp duartiana Chiron & Castro 2005
Etimologia: Vespa do latim para vespa, presumivelmente em referencia a coloração e aparência da flor que lembra vespas.
Habitat: Luz filtrada, boa umidade e movimento de ar suave são as necessidades básicas desta planta. Ela se espalha rapidamente como terrestres, por capoeiras queimadas por acidente sendo excluída somente por sombra extrema. Nós a temos encontrado a 1200 m NMM formando densas colônias para o sul, com Elleanthus crinipes, Zygopetalum pedicellatum. Como algumas especies de Epidendrum. Como epífita, ela é encontrada em situações a meio-tronco de árvores, similares a E. inversa, mas tais colônias tendem a ter dimensões menores do que as terrestres. Elas são encontradas a 1200-1500 m NMM em florestas originais ou capoeiras maduras.
Planta: Uma epífita de grande porte, terrestre bem sucedida, encontrada em troncos caídos ou sobre fólico bem drenado. Ela é alta e ligeiramente deselegante, mas um agrupamento de varias plantas em floração é muito atraente. Os pseudobulbos são fusiformes, comprimidos e verdes, com 24 cm de altura por 2,5 cm de largura, cobertos por escamas parecidas com papel em suas partes inferiores. Elas emergem de um rizoma espesso e reto de 0,5 cm de diâmetro, a intervalos de 1 cm. Ela apresenta duas a quatro folhas apicais de 24 cm de comprimento por 4,5 cm de largura, verde-escuras, oblongas, pontudas e preservadas por quatro anos em plantas saudáveis. As raízes são produzidas da base do rizoma, sendo quatro a seis raízes por centímetro de comprimento do rizoma. Elas são espessas, medem 0,4 cm de diâmetro e uma media de 25 cm de comprimento. Uma planta com cinco bulbos que examinamos tinha o comprimento total de mais de 10 metros de raízes aderentes. Inflorescência e Floração: Uma inflorescência apical de 30 cm de altura tem até quarenta flores invertidas e encerradas. Cada flor mede 2 cm de altura por 2,8 cm de largura e as pétalas e sépalas são amarelo-esverdeadas e vinho, com manchas verdes. As sépalas são largamente espatuladas e medem 1,1 cm por 0,6 cm de largura. As pétalas são mais em forma de porretes e medem 1,2 cm por 0,5 cm de largura. O labelo é fusado a metade do comprimento da coluna e tem uma ponta característica castanho-avermelhada, com formato de espada e 1,3 cm de comprimento por 0,4 cm de largura.
Período De Floração: Setembro a dezembro e as flores duram por até três semanas. A planta é bem sensível a altitude; as plantas de 1000-1200 m NMM florescem em setembro e outubro, enquanto aquelas encontradas de 1200 até 1500 m NMM mostram flores em novembro a dezembro.
Polinização: Dressler sugere que seja por abelhões ou vespas. Enquanto as cápsulas com três asas não são tão comuns nesta planta, cinco por cento das flores são polinizadas em media. Isso é consistente em todas as altitudes, o que sugere a presença da um polinizador em comum e bem disseminado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário