O cultivo de micro orquídeas, deveria ser um dos mais fáceis, já que a maioria de delas prefere ser cultivada na sombra, e por ser micros, ocupam uma área bem menor de espaço, podendo em apenas 1 metro quadrado, cultivar vários vasos deste gênero. Porém, não é bem assim que funciona, pois ; por se tratar de plantas relativamente pequenas, e com flores, por sua vez menores ainda, passa por desapercebidas pelos olhos de muitos orquidófilos, é difícil encontra orquidários comerciais especializados nesse tipo de planta, fez com que estas espécies, tivessem maior interesse botânico, e muitas plantas ainda se encontram sem identificação correta. A literatura sobre este gênero é muito escassa, não sabendo a melhor maneira de cultiva-las, mas sabemos que gostam de muita umidade e umidade não quer dizer encharcada, pois a rega de que o excesso de água pode matar uma orquídea, também vale para este gênero, e esta umidade acaba sendo difícil de ser controlada. Mais um orquidófilo com quem fiz amizade, Francisco Jose De Jesus, residente em São Paulo e que por sinal gosta muito de micros, fez um vaso muito interessante, barato e fácil, ideal para o cultivo.
Primeiramente vamos usar dois vasos, um de barro, e o outro de plástico, menor que o primeiro, de maneira que o menor fique dentro do maior de boca para baixo.
O vaso de barro deve ter o furo do fundo tampado com durepoxi, e ficar imerso na água por 4 dias pra facilitar os furos laterais, com brocas de 6 a 8 mm, o suficiente para uma boa aeração. Os furos mais baixos serão o limite da reserva de água no funfo do vaso.

O vaso de plástico tamanho 00, pequeno o suficiente para ser colocado dentro do vaso de barro, e deve estar todo furado nas laterais.
Em seguida, após coloca-lo no fundo do outro, deve-se colocar brita pequena (brita zero) até o nível da água.


Colocar brita 1 até a parte superior de vaso de plástico.
Replante usado casca de pinus pequena.

Ao jogar água no vaso, o reservatório no fundo, mantém a umidade por muito mais tempo,evaporando aos poucos, evitando que a planta desidrate.
Veja as fotos do cultivo após alguns meses
Meus agradecimentos ao Sr. Francisco Jose De Jesus por ceder a ideia para o blog.
Fábio Jr
Veja abaixo algumas fotos e aprendam a fazer:
Primeiramente vamos usar dois vasos, um de barro, e o outro de plástico, menor que o primeiro, de maneira que o menor fique dentro do maior de boca para baixo.
Colocar brita 1 até a parte superior de vaso de plástico.
Francisco nos diz ainda que, é importante não usar nada que retenha muita umidade na parte superior do vaso bem como permitir uma boa aeração das raízes. A cerâmica tem propriedades que absorvem demasiadamente qualquer umidade que esteja em contato com ela, porém perde facilmente esta umidade para o ambiente onde se encontra. Em locais muito secos aconselho a impermeabilizar o lado externo do vaso. Lembro também que esta mesma propriedade absorve umidade da planta quando falta umidade ambiente e por isto muitos orquidófilos preferem os vasos plásticos, o uso de cerâmica tem que ser acompanhado de controle e regas frequentes conforme o cultivo de cada um.
Veja as fotos do cultivo após alguns meses
Meus agradecimentos ao Sr. Francisco Jose De Jesus por ceder a ideia para o blog.
Fábio Jr
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
5 comentários:
Ola!gostei muito da ideia do vaso para micro orquídea, pois comprei uma muda de capanemia superflua e estava procurando um modo de planta-la vou usar a ideia, obrigado por compartilha-la.
Gostei muito do sistema, me ajudou muito, e citei seu link no fórum que eu participo 'Aorquidea" do Sr Mário Leal.
Adorei a idéia .Parabéns vou também fazer e agora sei que vou ter mais sucesso. Obrigada pela dica . Abraços
Como disse adorei as idéias sempre é bom ter pessoas que dividem suas idéias conosco obrigada pela dica bjs
Obrigado por divulgar. É simples mais funcional
Postar um comentário